You are here: Home Empresa Notícias La Anónima aposta na ULMA Packaging para a embalagem à vácuo de carne com sistema Flow-Vac®

La Anónima aposta na ULMA Packaging para a embalagem à vácuo de carne com sistema Flow-Vac®

16/10/2019 14:35

A ULMA Packaging realizou recentemente uma importante instalação de embalagem a vácuo de carne com o sistema Flow-vac® nos centros de refrigeração de uma das principais redes de supermercados da Argentina

la anomina

La Anónima, com mais de um século de atividade ininterrupta, é uma das principais redes de supermercados da Patagônia Argentina e no centro do interior do país, posicionando-se como a quarta empresa do setor na esfera nacional e a segunda na bandeira Argentina. Possui mais de 150 lojas, que abastecem de seus dois frigoríficos próprios, Frigorífico La Anónima, localizado na cidade de Salto, Buenos Aires (Argentina), e o Frigorífico Pampa Natural, localizado em Speluzzi, La Pampa (Argentina). Ambas as plantas processam aproximadamente 20.000 cabeças de gado Angus por mês.

O principal desafio da ULMA Packaging ao abordar esta instalação foi melhorar a eficiência da produção de um método de trabalho tradicional na América do Sul, como ensacamento manual de cortes de carne, e assim alcançar melhor produtividade. Foi um desafio, pois era necessário redesenhar o Lay out em um espaço muito pequeno e, além disso, fazê-lo em um curto espaço de tempo, pois era necessário iniciar a instalação em tempos muito curtos da geladeira, durante as férias de verão .

Além disso, foi um salto importante no processo, de uma embalagem tradicional para uma automática, em um produto muito úmido, onde um erro de vazamento a vácuo poderia afetar muitas toneladas de carne. A necessidade do cliente de automatizar os processos foi melhorar o rendimento em toneladas e reduzir o trabalho que não agrega valor ao processo. O crescimento de La Anónima é progressivo nos últimos anos; Nos últimos três anos, passou de quase 1.800 toneladas alocadas à cota Hilton - uma cota de exportação para carne desossada de alta qualidade e valor, que a União Europeia concede aos países produtores e exportadores - para as atuais 2.300 toneladas, e a nova instalação teve que se adaptar às necessidades de um cliente de alta demanda, tanto em termos de volume quanto em termos de qualidade.

No início de 2018, duas linhas constituídas por uma FV 35 e uma FV 55 foram instaladas no Frigorífico La Anónima, em Buenos Aires, ambas com carregamento automático de exaustores VS95 da Sealed Air. O projeto foi definido pelo departamento técnico da ULMA Packaging para a embalagem de cortes de carne bovina, destinados ao mercado interno e ao mercado externo (CEE, China, Rússia, Brasil).

Em uma primeira etapa, essas duas primeiras linhas foram definidas e, como resultado do sucesso da execução do projeto, a terceira linha foi definida no último trimestre de 2018, consistindo em uma segunda FV 55 com carregamento automático para uma campana de vácuo. 

A instalação possui uma planta dividida em dois pisos; no piso superior está o desmembramento das partes traseiras e dianteiras, e a sala de cortes e de embalagem primária, que de acordo com o tamanho dos cortes são divididas nas duas linhas da Flow-vac®  FV 35 e FV 55, ambas com carregamento automático à campana VS95 com seus respectivos túneis termoencolhíveis.

Por outro lado, existe uma linha de cortes independente que fornece uma TMS da Marel gerenciando o corte de carne de acordo com seu teor de gordura. No segundo andar está a embalagem secundária, com um carrossel de cortes para nivelar o trabalho dos operadores, detectores de metais e equipamentos para manusear caixas. A capacidade de produção é de 3000 quartos em dois turnos de 9 horas, atingindo 90 toneladas de cortes embalados a vácuo nas duas linhas ULMA Flow-vac® e 40 toneladas de corte de carne fornecidas pela TMS da Marel , adicionando um total de 130 toneladas por dia.

TMS MAREL (Trimming Management System / Sistema de gestão de recorte de carne)

Primário

Flow-vac® FV 35

Flow-vac® FV 55

2 posicionadores

2 VS 95 Cryovac

2 túneis de termocontração por água

Secundário

Carrossel de cortes

Detector de metais

Manipuladores de caixas

A ULMA Packaging contribuiu neste ambicioso projeto com sua experiência de mais de 18 anos no mercado mundial com a instalação do Flow-vac®, conseguindo converter uma instalação tradicional de embalagem em uma planta de embalagem automática, que foi essencial para a melhoria do Higiene do processo, e representou um salto qualitativo na apresentação do produto, unificando os tamanhos das sacolas, reduzindo estoques e reduzindo o consumo de plástico.

O resultado do projeto pode ser descrito como excelente, uma vez que todos os objetivos propostos foram atingidos, melhorando a apresentação para alguns mercados, como o chinês, muito exigente em termos de embalagem. A satisfação do cliente com esta instalação adiciona novo sucesso à longa lista de projetos de automação abordados pela ULMA Packaging.