Barry Callebaut, resposta global às necessidades de manipulação de embalagens

22/09/2016
A ULMA Packaging instalou um inovador sistema robotizado de manipulação na Barry Callebaut, líder mundial na produção de chocolate.

O projeto envolveu a integração de 3 linhas de empacotamento e encaixotamento, com sistema de manipulação de bolsas com granulado de chocolate, contemplando o encaixotamento automático da bolsa com formadora e fechadora de caixa de papelão automática. A instalação também possui um processo de controle com balança de bolsas, leitura de código de barras para segurança, etiquetagem de caixas e controle de leitura de código de barras.

A dimensão do cliente - Barry Callebaut é o maior produtor mundial de chocolate base e cacau para fabricantes de produtos com chocolate e seus derivados e venda direta a restaurantes - e a complexidade do setor de confeitaria, chocolate e seus derivados, por se tratar de um produto granulado dois fatores marcaram a instalação, que exigiu o manuseio de uma bolsa pré-formada com o produto dentro. As dimensões da bolsa também possuem pesos variáveis, variando de 1Kg: 290x160x85 mm, 1,5Kg: 320x190x90 mm, 2,5Kg: 330x215x120 mm e 5Kg: 425x235x120 mm.

A ULMA Packaging intervém no processo desde a recepção da bolsa pré-fabricada. O produto embalado é fechado, recebido e canalizado em esteiras transportadoras de plástico, manipulando o produto por meio de um robô rastreador. O papelão é fornecido automaticamente para a área de manuseio por meio de formadoras automáticas.

Precisamente um dos principais desafios apresentados por este projeto é resolver o manuseio de bolsas na faixa de dimensões e pesos definidos com um robô, levando em consideração que a bolsa é um pacote almofada com um produto interno que pode ser distribuído de forma variável, a uma velocidade máxima de 30 bolsas / min. Isso foi resolvido ao manipular com uma garra composta por ventosas pneumáticas, e também girar o robô na velocidade descrita.

As necessidades do cliente passavam por conseguir a manipulação das embalagens de forma controlada, colocando as bolsas dentro da caixa de forma ordenada para que entrem as bolsas necessárias por caixa e poder realizar um controle exaustivo do produto, incluindo informações sobre o produto e caixa para obter rastreabilidade precisa, além de cumprir as datas de entrega.

Um estudo detalhado permitiu definir corretamente os elementos a serem utilizados na instalação, como a escolha do tipo de robô e suas características, o dimensionamento do equipamento de transporte, etc. Por serem 3 linhas iguais, o processo lógico levou a aproximar-se de uma primeira linha de encaixotamento para que as outras duas pudessem ser projetadas e montadas de forma mais simples, uma vez resolvidas as dificuldades na primeira montagem. A complicação veio principalmente no start-up, por ser uma linha completa com vários protagonistas.

A proposta de uma instalação chave na mão com atenção aos elementos periféricos fez com que o cliente visse a ULMA Packaging como uma empresa que deu uma resposta global às suas necessidades. O tipo de proposta com um robô delta, e a versatilidade e flexibilidade que apresenta foi mais convincente do que outras soluções apresentadas, realizando testes de manipulação durante a fase de oferta, que o cliente agradeceu.

O resultado final é muito positivo, conseguindo manusear todos os produtos nas velocidades exigidas e formar mosaicos definidos, mantendo uma solução estável trabalhando constantemente.