BRD confia na ULMA Packaging para a renovação da sua unidade produtiva

19/11/2020
Bernard Royal Dauphiné–BRD, empresa líder na produção de derivados de aves na França, empreendeu uma reforma completa de seu antigo centro de produção, que se tornara obsoleto e para o qual era necessário ganhar performance, aumentando capacidade de produção.

A marca Bernard Royal Dauphiné nasceu em 2001. Uma subsidiária do grupo Terrena através da subdivisão Galliance (Loire-Atlantique), Bernard Royal está localizada no centro de Drôme. A sua principal atividade é o corte, processamento e embalagem de aves. Bernard Royal Dauphiné emprega atualmente 170 pessoas e atingiu um faturamento de 60 milhões de euros em 2017.

A empresa pertence ao setor de avicultores de Terrena, uma das maiores cooperativas da França, cuja política se baseia no fortalecimento dos laços entre produtores e consumidores. Para se diferenciar da concorrência, a BRD adotou uma estratégia de regionalização do abastecimento, comercializando frangos criados em um raio de 50km alimentados com produtos da região. O marketing ocorre dentro do triângulo Lyon-Perpignan-Mônaco, onde 22 milhões de consumidores estão agrupados.

A construção da nova fábrica de corte começou em 2017 e ocupa 2.500m². Na instalação foram colocadas sete linhas de termoseladoras TSA 680 e uma termoformadora ULMA Packaging, para embalar simultaneamente em todas as linhas de fabricação asas, filés e coxas de frango, alcançando uma produção de 5.300 frangos / hora. O sistema permite realizar o termoselado e o empacotamento em uma atmosfera modificada. As bandejas são encaixadas automaticamente graças a 7 robôs ULMA Packaging. Graças a este investimento, a BRD dobrou sua produção para poder cortar hoje em dia 270.000 frangos por semana.

Posta em marcha em tempo recorde

O principal desafio para a ULMA Packaging ao lidar com esta instalação foi ser capaz de pôr em marcha o conjunto das 7 linhas de embalagem em tempo recorde. Na verdade, a produção na fábrica antiga parou em uma sexta-feira e a nova fábrica teve que começar a produzir na segunda-feira seguinte. Para isso, o conjunto da instalação foi mostrada ao cliente em Oñati, nas instalações da ULMA Packaging. Os testes das novas máquinas foram realizados ali na presença de técnicos da ULMA Packaging Espanha, ULMA Packaging França e pessoal especializado da BRD. Assim que o novo equipamento foi instalado na fábrica, o aumento da produção foi muito rápido e a velocidade alvo da nova instalação foi atingida em menos de duas semanas.

As necessidades do cliente ao se aproximar da reforma de sua planta passaram por continuar produzindo a plena capacidade, substituindo a instalação e também empregando o mesmo pessoal. Para tal, as equipes da ULMA Packaging assumiram o compromisso de realizar a instalação das linhas no mais curto espaço de tempo possível, bem como auxiliar o pessoal no comissionamento e dar-lhes a formação necessária para operar as novas máquinas.

19c10536-8800-4c93-beba-e3fbead1be77.jpeg

Solução chave na mão

Um dos pontos fortes do projeto foi que a ULMA Packaging propôs ao cliente uma solução completa, proporcionando também experiência em outras instalações já realizadas no setor. As equipes técnicas da ULMA Packaging ouviram o cliente para propor uma solução chave na mão que respondesse às necessidades levantadas.

Após dois anos de operação, as metas iniciais de produtividade do projeto foram atingidas. As condições de trabalho foram aprimoradas, reduzindo também os riscos à segurança e aumentando a produtividade nos níveis exigidos pelo cliente. O projeto, baseado na confiança e na forte relação construída entre a ULMA Packaging e a BRD, tem sido um sucesso.

Veja o vídeo