Ecológica de los Pireneos, firme compromisso com embalagens sustentáveis

18/11/2021
ULMA Packaging, fornecedora de equipamentos de embalagem para a empresa desde a sua fundação, tornou-se o seu parceiro tecnológico, acompanhando-o no caminho da sustentabilidade

A empresa catalã dedica-se à comercialização de carne bovina e ovina orgânica, pelo que, de acordo com a sua filosofia empresarial, a sustentabilidade tem sido e é uma das suas premissas. A Ecológica de los Pirineos foi fundada em 2004 por dois empresários, oriundos de famílias pecuárias da região, para garantir o preço de venda do gado criado pelas suas famílias e outros agricultores do seu ambiente. Da La Pobla del Segur (Lleida) comercializam-se as suas carnes orgânicas e certificadas através do comércio varejista, apostando sempre na qualidade do produto e na garantia da sua origem.

Por se tratar de um produto cárneo especializado, comercializado já embalado como auto-serviço, a embalagem assume particular relevância, que deve garantir uma vida útil a mais longa possível. Por isso, a marca optou pelas embalagens Skin desde o seu início. Aos poucos eles foram adotando novas tecnologias, já que é uma empresa que está sempre atualizada no que diz respeito a embalagens e preservação de produtos, utilizando também materiais sustentáveis para isso.

Ao longo de sua história, a Ecológica de los Pirineos confiou na ULMA Packaging para equipar suas instalações. A primeira máquina incorporada foi uma termoseladora, escolhendo o equipamento da ULMA Packaging pela sua excelente relação qualidade, preço e serviço. A partir daí, estabeleceu-se uma estreita relação de confiança, comunicação e trabalho em equipe entre o cliente e o fornecedor das máquinas, avançando no desenvolvimento de novos equipamentos que respondessem às necessidades produtivas que surgissem. ULMA, por sua vez, situada na vanguarda do desenvolvimento de embalagens sustentáveis, tem se mostrado o parceiro ideal para enfrentar este novo desafio, pois compartilha da mesma preocupação com a sustentabilidade. Sinergia que têm aproveitado para desenvolver embalagens sustentáveis e que garantem a conservação da carne. Atualmente a Ecológica de los Pirineos conta com várias linhas de embalagem funcionando a plena capacidade. Graças a esta colaboração, a empresa conta com os equipamentos mais inovadores do mercado e consolidou seu compromisso com as embalagens sustentáveis. Tudo isso com a confiabilidade e o respaldo do Serviço de Assistência Técnica oferecido pela ULMA Packaging,

A vanguarda da embalagem sustentável

Como assinala Marc Chimisana, gerente da firma Ecológica dos Pireneos, “em linha com a filosofia da nossa empresa, queremos estar na vanguarda de tudo o que se relaciona com embalagens sustentáveis e, ao longo dos anos de colaboração, a ULMA Packaging tornou-se o nosso parceiro de tecnologia. Temos certeza de que o futuro passa pela substituição dos materiais atuais por outros mais sustentáveis, apostando nas bandejas biodegradáveis, recicláveis ... além da economia de plásticos nas embalagens. Por isso, trabalhamos em conjunto com a ULMA Packaging para continuar a melhorar os nossos equipamentos e lançar soluções inovadoras em embalagens que acrescentem valor aos nossos clientes, que optam também por um modelo de alimentação ecológica e mais respeitosa com o meio ambiente ao escolher o nosso produto ”.

Uma das mais recentes máquinas incorporadas é a TSA 875 LeafSkinTM, uma termoseladora para embalagem a vácuo em papelão plano. Esta máquina permite uma embalagem sustentável com uma redução do plástico utilizado em 80% em relação às embalagens habituais / tradicionais.

8e746433-dfdc-47b1-8de5-b64622502a75.jpeg

Embalagem de entrecot ecológico em LeafSkin™ realizado na termoseladora TSA 875 com bandeja plana de papelão

 

A empresa também possui outros modelos, como a termoformadora TFS 200 MSV, que fabrica embalagens em atmosfera modificada e a vácuo, também utilizando materiais sustentáveis.

dbefb776-05bb-4c81-855f-d10b4ed75d8e.jpeg

Embalagem de hamburguer ecológica à vácuo realizado na termoformadora versátil TFS 200 MSV com base flexível de papel

 

Ao parque de máquinas são adicionadas também várias termoseladoras para a aplicação habitual de bandejas plásticas de monomaterial em atmosfera modificada como o skin, bem como termoformadoras de filme flexível para embalagem de corte de bovinos.

Para a Ecológica de los Pirineos, que aposta na produção ecológica e sustentável, poupar plástico nas embalagens e investir em materiais compostáveis nas bandejas como a cana-de-açúcar e outros materiais biodegradáveis é uma prioridade. Um desafio considerável dada a importância de termos embalagens eficientes, seguras e sustentáveis na indústria alimentar, a que juntamente com a ULMA estamos dando resposta.

Ecológica de los Pirineos sempre conseguiu avançar nas tendências de embalagem e com este novo desafio para a sustentabilidade, reforçou a sua relação de confiança e colaboração com um fornecedor de equipamentos de embalagem de ponta como a ULMA.