Feneberg aposta por uma embalagem sustentável para seus produtos cárneos

10/03/2021
70% menos plástico e materiais totalmente recicláveis: a cadeia de supermercados do sul da Alemanha Feneberg, com sede em Kempten (Allgäu), apresenta embalagens sustentáveis de alimentos frescos; a partir de agora, a carne moída estará disponível apenas em finas bolsas tubulares no setor de auto-serviço.

 A principal rede de alimentação alemã, a Feneberg, mudou completamente sua produção e a partir de agora, em suas quase 80 lojas, não oferecerá mais seus produtos de carne moída da seção de auto-serviço na habitual bandeja MAP, mas venderá em uma embalagem flow pack sustentável. A empresa pioneira Allgäu desenvolveu e implementou esta nova ideia de embalagem em colaboração com ULMA Packaging GmbH, com sede em Memmingen.

“Como uma empresa familiar regional, a Feneberg defende valores como raízes, qualidade e confiança. A produção local de alimentos e a ligação com a região e as pessoas que nela vivem sempre foram fundamentais para a Feneberg. A produção local, a estreita colaboração com os agricultores, o bem-estar dos animais e a proteção do meio ambiente são os pilares sobre os quais a produção de nossos produtos de carne e embutidos têm se baseado há muitos anos. Ciente disso, foi importante para nós evoluir também nas embalagens dos nossos produtos de alta qualidade e apostar em uma alternativa que segue os critérios da sustentabilidade na produção”, afirma Hannes Feneberg, que junto com seu irmão Christof faz parte da terceira geração de CEOs da Feneberg Lebensmittel GmbH.

A mudança para embalagens flow pack foi um passo decisivo para a empresa, já que a cada semana o açougue Feneberg em Kempten produz um total de 20 toneladas de carne moída e produtos de cárneos picados, como hambúrgueres. O mais importante para a Feneberg é, sem dúvida, que os clientes sigam no caminho da sustentabilidade. «A nova embalagem foi muito bem recebida. Não há dúvida de que acertamos com os nossos clientes, que exigem mais sustentabilidade em suas compras ”, afirma Hannes Feneberg com otimismo.

70 % menos plástico

A grande vantagem da embalagem flow pack: com uma embalagem de 60-65µ, é até 10 vezes mais fina do que as bandejas MAP convencionais, que geralmente têm 450-650µ de espessura. Além disso, a embalagem flow pack é significativamente mais leve que a bandeja: em vez de pesar entre 13,58 a 24,98g no caso de embalagens de bandeja, a solução flow pack tem um peso muito menor, que varia de 4,00g a 4,94g, dependendo no tamanho. Como resultado, a Feneberg economiza pelo menos 70% de plástico por unidade de embalagem e até mais de 80% nos picos de produção. Se fizermos o cálculo para o ano todo, isso significa que a Feneberg reduz em 35,7 toneladas a quantidade de plástico que coloca em circulação.

Completamente reciclável

Outra característica sustentável das embalagens flow pack é que elas são feitas com filme multicamadas, de monomaterial de polipropileno (PP), portanto, são totalmente recicláveis. As flow packs facilitam muito a reciclagem para o consumidor final: basta abrir a embalagem, retirar a carne e o filme pode ser depositado sem lavar no recipiente amarelo para reciclagem. “Esse procedimento simples - que não exige nenhum esforço de separação - nos convenceu”, explica Christian Gareiß, Diretor de Tecnologia de Produção da Feneberg. “Muitos outros sistemas de embalagem que economizam plástico exigem uma etapa intermediária por parte do consumidor final. Muitas vezes, por exemplo, um filme tem que ser retirado da embalagem, o que, segundo a experiência, nem sempre é feito.

E, com isso, o consumidor acaba descartando a embalagem junto com o restante do lixo doméstico. O processo de reciclagem termina antes de começar ”, acrescenta Gareiß

Menos plástico não significa menos qualidade e higiene, muito pelo contrário. “A embalagem flow pack complementa perfeitamente as propriedades técnicas da bandeja MAP”, explica Thomas Blümel, CEO da ULMA Packaging GmbH.

O filme multicamadas monomaterial é composto por mais de 95% de polipropileno (PP), além de uma fina barreira de alta proteção, mantendo assim os produtos cárneos picados frescos e saborosos com a mais alta qualidade. Graças à sua atmosfera protetora, o flow pack também pode ser facilmente empilhado sem danificar a carne picada.

 93d8362e-7cbd-4c23-b0e3-b74e704b31a2.jpeg

Para otimizar o processo de embalagem flow pack, foi modificada a geometria de dobramento do filme.

Feneberg em poucas palavras

A empresa Feneberg, sediada em Kempten, é um supermercado originário da região de Allgäu com mais de 70 anos de história. Desde a sua fundação, é uma empresa familiar. Hoje, Christof e Hannes Feneberg são a terceira geração à frente da empresa. Como uma empresa familiar com raízes regionais, a Feneberg personifica os valores de raízes, qualidade e confiança. Por meio de suas próprias marcas e instalações de produção, a Feneberg está claramente comprometida com os alimentos produzidos localmente. A empresa tem pouco menos de 80 lojas e emprega cerca de 3.200 pessoas. No açougue da Feneberg são produzidos diariamente produtos cárneos e embutidos frescos, assim como delicatessen e produtos de consumo geral da marca Gourmella, A carne utilizada é proveniente de produtores selecionados da região.

Know-how de embalagens Allgäu

Os produtos feitos com carne moída da seção de auto-serviço são embalados no centro de produção do açougue Feneberg em Kempten com a embalagem flow pack FM 300 da ULMA. Tecnologia da máquina adaptada ao filme PP reciclável. “Por um lado, adaptamos a geometria de dobra, pois o filme PP dobra mais rápido do que outros filmes. Em segundo lugar, introduzimos alterações na vedação longitudinal e transversal para garantir a alta qualidade de vedação usual também no filme reciclado ”, explica Alexander Biechteler, Diretor de Vendas Técnicas e Tecnologia de Aplicação da ULMA Packaging GmbH. Além disso, outros parâmetros e diversos processos básicos foram reajustados e otimizados para este novo tipo de embalagem para carne moída.

Cooperação a longo prazo

Graças à sua estrutura robusta de aço inoxidável, a FM 300 é particularmente fácil de limpar e desinfetar. Portanto, é usada quando um nível particularmente alto de higiene é necessário, como embalagens de alimentos frescos. Junto com a nova máquina de bolsa tubular, a Feneberg usa um total de sete máquinas ULMA em seu processo de produção. Além de embaladoras de carnes picadas, salsichas, embutidos e outros produtos cortados, possui também máquinas para produtos de panificação e pratos prontos.

«Tínhamos claro que queríamos realizar este importante projeto em colaboração com a ULMA. Trabalhamos juntos há dez anos e conhecemos as máquinas muito bem. Para nós, a ULMA é um parceiro muito confiável e eles estão sempre receptivos a novas ideias ”, destaca Christian Gareiß.

foto4_feneberg.jpg

A embaladora flow pack FM 300 foi perfeitamente integrada ao processo de produção.

foto3_feneberg.jpg

A equipe da Feneberg - na imagem, o Diretor de Tecnologia de Produção Christian Gareiß - realiza verificações aleatórias da estanqueidade das embalagens flow pack.

Menos esforço logístico e menos emissões de CO2

Antes de mudar para a embalagem flow pack, com um palete de bandejas MAP poderiam embalar entre 2.880 e 5.040 unidades de vendas de carne moída e produtos de carne picada. Já para o mesmo volume de transporte com material flow pack, a Feneberg gera entre 64.800 e 81.000 embalagens de venda. Em outras palavras: “Em vez de 100 caminhões de bandejas MAP, agora precisamos apenas de 7 caminhões de filme. Isso representa uma redução de 93%. A economia em termos de armazenamento é igualmente importante ”, explica Gareiß.

As vantagens na esfera econômica também têm impacto ecológico. Graças à grande economia de material e à redução do transporte por caminhão, as embalagens flow pack também contribuem para reduzir significativamente as emissões de CO2. O menor volume da embalagem - em comparação com a bandeja MAP - também reduz o consumo de eletricidade necessária para o armazenamento, produção e refrigeração dos produtos na inovadora embalagem flow pack.

envase-carne-picada.jpg

Na bolsa tubular, a carne moída fica perfeitamente protegida contra influências externas adversas e não esmaga. 

Toda a carne da seção de autoatendimento em embalagens flow pack

«O flow pack é a embalagem do futuro na indústria alimentícia. Não tem como voltar a página. Não podemos dispensar totalmente o plástico com esses tipos de produtos, mas podemos reduzir muito a quantidade. E após o uso, podemos reciclar totalmente o material, o que contribui para a preservação do meio ambiente ”, ressalta Alexander Biechteler. Isso oferece um imenso potencial para a indústria de alimentos e embalagens, que pode ser rapidamente realizado. "A embalagem flow pack é uma tecnologia estabelecida que não precisa ser reinventada, mas pode ser implementada imediatamente", diz Thomas Blümel. Na realidade, “a maioria dos produtos atualmente embalados em bandejas MAP podem ser adaptados para embalagens flow pack. Então, por que esperar? Feneberg compartilha dessa visão. Em uma próxima etapa, a empresa da família Allgäu deseja converter todos os produtos cárneos da seção de autoatendimento em embalagens flow pack.