VOSSKO, um dos principais produtores alemães de produtos processados congelados de alta qualidade, conta com a ULMA Packaging para a renovação e ampliação de suas instalações.

13/02/2020
VOSSKO é uma empresa localizada no norte da Alemanha que comercializa produtos processados de aves, suínos ou bovinos, por meio de varejistas, serviços de alimentação e indústrias de processamento. A empresa que está operando no Brasil em uma segunda sede desde 2004, confiou na ULMA Packaging como um parceiro tecnológico e de desenvolvimento para soluções de embalagem em suas plantas.

Operando com mais de uma dúzia de embaladoras verticais, a VOSSKO começou a pesquisar o mercado de máquinas VFFS no decorrer de 2017, pois suas máquinas mais antigas estavam prestes a ser substituídas e máquinas adicionais eram necessárias para a extensão de produção planejada. O objetivo era encontrar a última tecnologia disponível no mercado para fazer investimentos contínuos nos próximos anos. A Alemanha é um dos mercados mais competitivos do mundo para quase todos os tipos de máquinas de embalagem e, neste contexto, a ULMA foi a empresa de escolha em relação a outras máquinas e fornecedores de clientes. Essa decisão se deve em parte a alguns fatores detalhados abaixo e que tornaram a ULMA Packaging uma das empresas líderes no mercado de embalagens.

Sistema patenteado de extração de ar Tight-BagTM

É um sistema pelo qual, pouco antes de fechar e cortar a bolsa, este sistema patenteado da ULMA aspira o ar da mesma. Selecionando a duração da extração (estamos falando de milissegundos) no HMI –gráfico de interface-, o cliente pode determinar o nível de ar restante na bolsa. O nível de ar reduzido nas bolsas permite que a VOSSKO carregue automaticamente as bolsas em caixas americanas na saída da ensacadeira. O sistema desenvolvido pela ULMA Packaging conseguiu carregar automaticamente até 20% mais bolsas nas caixas. Isso significa grandes economias em termos de custo de mão-de-obra, material de embalagem secundária, custos de armazém e logística.

As máquinas padrão disponíveis no mercado fazem furos no filme na máquina de embalagem ou usam filmes pré-perfurados para remover o ar das bolsas. Esta forma de trabalhar pode oxidar ou até ressecar o produto. Não é o caso ao usar o sistema ULMA Tight-BagTM. As bolsas são fechadas hermeticamente, evitando a troca de ar e mantendo assim a alta qualidade dos produtos VOSSKO. A nível de produção, podem ser embalados entre 250g e 3.700kg em velocidades de 12 a 78 bolsas por minuto utilizando o sistema de extração de ar.

 

Troca do tubo formador desde a lateral da máquina

Na ULMA VTC 840, o tubo formador pode ser movido 90 ° para um lado da máquina. Desta forma, o cliente não tem que mover o transportador de saída, mas pode trocar facilmente o tubo desde um lado e movê-lo para trás. Este sistema é muito mais rápido e como os tubos geralmente são bastante pesados, economiza muito tempo do operador, assumindo também uma vantagem competitiva em tudo relacionado à ergonomia e manuseio da máquina.

Design higiênico

Outro dos aspectos mais notáveis do VTC 840 é o seu desenho higiênico, que está localizado no desenho IP - índice de proteção - 66, uma figura excelente. O cliente pode até limpar a máquina pela frente com jatos de água a cerca de 6 bar sem desmontar os mordentes para a limpeza. Para facilitar, todos os sistemas elétricos e eletrônicos são cobertos dentro do corpo da máquina, que não possui armário eletrônico externo. A interface gráfica HMI, por sua vez, possui um grau de IP 67.

A primeira máquina VTC 840 foi instalada no início de 2018 e, quando a VOSSKO e a ULMA Packaging estabeleceram um excelente relacionamento, a VOSSKO optou por apoiar e colaborar no desenvolvimento de um sistema de selagem totalmente novo e permitiu todos os testes necessários na VTC 840 instalada.

Na indústria de alimentos congelados, o polietileno é geralmente o material de filme usado para embalar os produtos em bolsas. O polietileno requer selagem por impulso com fita adesiva nos mordentes com teflon após de quase cada turno. Caso contrário, o polietileno derretido grudará nos mordentes. Isso requer um segundo conjunto de mordentes para cada máquina, uma em produção, uma na oficina como sobressalente e uma equipe de técnicos para realizar essa tarefa, se a empresa estiver trabalhando com várias máquinas verticais VFFS.

O novo sistema de selagem desenvolvido com sucesso pela ULMA funciona com mordentes constantemente aquecidos com perfis de selagem especialmente revestidos. Os perfis de selagem podem ser trocados diretamente na máquina em menos de 5 minutos quando desgastados. Em geral, os perfis duram em torno de três semanas, dependendo dos produtos a serem embalados e do número de turnos. Neste período de desenvolvimento do sistema de selagem, três máquinas VTC 840 foram instaladas na VOSSKO com a mesma aplicação.

A instalação das máquinas da ULMA Packaging nas instalações da VOSSKO foi um processo que se desenvolveu gradativamente e se sustentou ao longo do tempo, trabalhando em estreita colaboração com o cliente, e que finalmente deu frutos, tanto no aumento da produção como a melhoria da sua qualidade, para que o mercado da indústria alemã de alimentos congelados pudesse acolher novas instalações com as embaladoras ULMA.