Embalagem com acabamento impecável com sistema de corte “macho-fêmea” da ULMA

13/01/2023
Entrevistamos Iker Zabaleta, Gerente de Produto da linha de Termoformagem da ULMA Packaging para conhecer em detalhes este sistema de corte voltado para clientes que requerem embalagens com corte perimetral impecável e sem defeitos.

 

EXCELENTE ACABAMENTO DE EMBALAGEM

Conta pra gente Iker, quais as vantagens em relação ao acabamento da embalagem?

O sistema de corte em formato “macho-fêmea”  produz um corte impecável e sem defeitos em todo o perímetro.

Ao mesmo tempo, evita que ocorra o que chamamos de solda colateral onde, no processo de corte, o filme de cobertura pode ficar soldado contra o filme de base em áreas com abertura fácil.

e5e94918-aca6-4131-b441-b9573c33436d.jpeg

Sistema de corte "macho-fêmea"

APLICAÇÕES EM QUE A SUA UTILIZAÇÃO É RECOMENDADA

Para quais aplicações o sistema de corte em formato “macho-fêmea” é recomendado?

O sistema de corte em forma de “macho-fêmea” é muito adequado para embalagens rígidas que são projetadas principalmente para a indústria médica e farmacêutica. Esta indústria exige que o perímetro aparado esteja completamente livre de bordas que possam prejudicar o usuário final.

92cde65b-3c23-49c3-b332-f79820e328e0.jpeg

Embalagem médica com borda recortada em forma de “macho-fêmea” 

Em comparação com o sistema de corte tradicional (sistema de corte ponta a ponta), o corte em formato “macho-fêmea” proporciona maior capacidade de corte.

O sistema de corte em formato “macho-fêmea” também é a opção recomendada para termoformadoras que requerem um grande fio de corte total, o que normalmente ocorre em embaladoras com alto número de embalagens por ciclo.

Por fim, também é uma solução adequada para embalagens que requerem corte sob medida.

VIDA ÚTIL DO SISTEMA

Qual a vida útil de um sistema de corte em formato “macho-fêmea”?

Nos sistemas convencionais de corte de ponta a ponta, a faca pode durar meio milhão de ciclos, o que obviamente depende do material do filme, da espessura, do número de cavidades e da manutenção realizada. 

Porém, no sistema de corte em formato “macho-fêmea”, como o corte é gradativo e o único desgaste se dá pelo atrito com o filme, pode durar 3 milhões de ciclos antes de precisar ser afiado novamente. 

O sistema de corte em formato “macho-fêmea” pode ser recondicionado até 5 vezes, por isso tem uma vida útil de cerca de 15 milhões de ciclos. 

Por isso, os custos de manutenção desse sistema de corte são bem menores do que nos sistemas convencionais.