Este é o novo modelo ARTIC SS C da ULMA: embaladora flow pack para porções de queijo com selagem lateral e filme retrátil barreira

19/07/2021
ULMA incorporou ao seu catálogo um novo modelo de embaladora Flow Pack com selagem lateral e filme retrátil de barreira (BDF) especialmente desenvolvida para porções de queijo em MAP para venda direta ao consumidor.

Este novo design baseado na Seladora lateral ARTIC garante uma embalagem hermética e um resultado final mais estético, sem soldas nas faces de corte, fácil de abrir e com mais espaço para etiquetagem. Uma novidade da ULMA com muitas vantagens tanto no campo da segurança alimentar como na estética.

Estética excelente, com as duas faces livres de selagens

ULMA trabalha há décadas para a indústria alimentícia, um setor particularmente exigente ao nível da segurança em que os aspectos relacionados com a sustentabilidade são cada vez mais importantes, para o qual tem desenvolvido soluções adaptadas ao máximo para cada produto que permitem a máxima optimização do uso de materiais, economiza tempo e reduz os custos de mão de obra.

O seu mais recente desenvolvimento, baseado nas embaladoras ARTIC SS, visa embalar porções de queijo em atmosfera controlada (MAP), eliminando as clássicas selagens longitudinais e transversais das máquinas Flow Pack e substituindo-as por selagens que combinem com o corte do queijo e que conferem ao produto final um aspecto mais atraente e com maiores garantias de segurança, pois ao eliminar a união das soldas longitudinais e transversais do produto, evita-se o risco de vazamentos naquela área.

Embalagens mais herméticas, estéticas, sustentáveis e fáceis de abrir

Às vantagens estéticas, deve-se agregar as obtidas do ponto de vista ambiental, pois todo o processo de embalagem é pensado para otimizar o material de acondicionamento da embalagem que é feita com um material plástico muito leve, um filme barreira encolhível de apenas 21 mícrons de espessura.

Eliminar a selagem longitudinal e transversal também oferece vantagens para a etiquetagem, uma vez que as duas faces superior e inferior do produto estão livres de soldas e o espaço é liberado para quantas etiquetas forem necessárias. Neste espaço sem soldas, podem ser incluídas as etiquetas que cobrem a perfuração, as etiquetas abre-fácil e/ou as etiquetas promocionais.

No que diz respeito às etiquetas abre-fácil, este novo formato de embalagem permite que sejam colocadas de forma a rasgar a embalagem até ao encontro da selagem longitudinal. Para abrir, basta puxá-los e a embalagem é separada do produto sem dificuldades e com um simples gesto, como pode ser visto neste vídeo que mostra o funcionamento e as vantagens dessas máquinas em que todo o processo de embalagem é realizado de forma confiável, higiênico e com excelentes resultados estéticos.

Um processo totalmente automático que garante uma apresentação excelente

Como poderá ser visto no vídeo a seguir, as novas embaladoras ULMA recolhem as porções de queijo da linha de corte de forma totalmente automática e as transferem suavemente para o tubo de filme. Para conseguir a melhor aparência possível da embalagem, as máquinas incluem um molde formador que se adapta às dimensões da porção e um sistema de selagem lateral que remove o excesso de filme criando uma selagem fina.

Graças ao sistema de selagem transversal com cabeçote Long-Dwell, a máquina obtém uma embalagem hermética de alta confiabilidade e alto desempenho, onde a segurança também é garantida. Uma vez embaladas no filme e com a embalagem lacrada, as porções passam por um túnel retrátil de ar quente que confere ao produto embalado uma excelente aparência final.