ULMA Packaging desenvolve o WidthFlex™, um sistema para termoformadoras de largura variável que minimiza o desperdício de filme.

22/03/2024

As máquinas de termoformagem são concebidas mecanicamente com correntes de arrasto do filme de embalagem que exigem um corte longitudinal na saída da máquina para rejeitar os retalhos das embalagens.

Neste sentido, se o formato dos produtos a embalar exigir uma largura menor, consequentemente o retalho produzido na saída da máquina será maior.

ULMA Packaging desenvolveu um mecanismo capaz de transformar suas termoformadoras em equipamentos de largura variável.

Desta forma, o conceito de termoformadora convencional, no qual todos os formatos de embalagem precisavam se encaixar na mesma área de trabalho, fica relegado no novo cenário de termoformadoras de largura variável. O novo sistema Width-Flex™ oferece a possibilidade de ajustar tanto a largura quanto o avanço de todos os formatos necessários, reduzindo ao mínimo o desperdício de filme.

Através deste sistema, os formatos que requerem uma largura menor não produzem mais retalho do que o necessário, pois a máquina é capaz de reduzir a distância entre as correntes de arrasto.

A economia de retalho, em certos casos, pode chegar a mais de 80% devido ao sistema de arrasto se ajustar à largura da bobina necessária para o formato.

Esta mudança no ajuste da largura dos guias de corrente é feita através do painel de operação e é executada por um sistema motorizado preciso que ajusta o guia de corrente ao longo de todo o comprimento da termoformadora.

O sistema Width-Flex™ atende a clientes que necessitam de formatos de largura diversa.

As vantagens são claras:

  • Redução do retalho de filme.
  • Otimização do custo unitário de embalagem.
  • Permite evitar larguras excessivas de bobina.
  • Pegada menor. Evita a aquisição de uma segunda termoformadora adaptada a outra largura.
  • OEE otimizado. Melhora da disponibilidade com troca de formato completa em menos de 45’.

Este novo sistema inovador, alinhado com nosso projeto de sustentabilidade #ULMAweCare, reforça nossa posição como fabricantes de referência em sistemas de embalagem que promovem a preservação ambiental e, ao mesmo tempo, melhoram aspectos essenciais em nível produtivo.

Se estiver interessado nas vantagens que este sistema pode oferecer, não hesite em consultá-las com nossos especialistas. Você tem à sua disposição o formulário de consulta no final da página.