ULMA Packaging, otimizando processos de embalagem através da automação

06/11/2023
A automação ajuda a transformar as operações de embalagem e a oferecer uma série de benefícios importantes para as empresas. Explore como a aplicação de tecnologias automatizadas pode revolucionar a eficiência e a produtividade nos processos de embalagem.

Num ambiente de negócios cada vez mais competitivo, a automação tornou-se uma estratégia chave para maximizar o desempenho, a rentabilidade e o controle dos processos. Ao integrar sistemas de controle avançados e maquinários especializados, as empresas podem alcançar um aumento significativo na capacidade de produção e na qualidade das embalagens.

Neste artigo, mergulharemos no mundo da automação de processos de embalagem e exploraremos como soluções automatizadas podem otimizar operações, reduzir custos e melhorar a eficiência geral da linha de embalagem.

Entrevistamos Jon Larreategi, Gerente de Produto especialista em automação de processos de embalagem, que responderá às principais questões sobre os benefícios e melhores práticas na implementação da automação nesta importante área da indústria.

1. Que benefícios você acha que a automação pode trazer ao processo de embalagem?

Dependerá das necessidades e do escopo ou atividade de cada empresa, mas sem dúvida a automação traz muitos benefícios, entre os quais destaco:

  • Aumento da capacidade de produção e do número de embalagens por máquina
  • Maior eficiência da linha de embalagem (OEE)
  • Melhoria do fluxo produtivo dentro das fábricas
  • Economia em material e custo por pacote
  • Economia em mão de obra
  • Redução de custos de manutenção e reparo

2. Que tipo de empresa pode necessitar automatizar os seus processos de embalagem?

Qualquer empresa está suscetível de automatizar parcial ou totalmente sua linha de embalagens. Mas cada empresa é diferente e não tem as mesmas necessidades. É por isso que na ULMA Packaging abordamos cada projeto de forma unitária e adaptamos a abordagem e os recursos dependendo do tamanho e das necessidades de automação de cada empresa.

Para grandes empresas com fábricas complexas e com diversas linhas de embalagem, abordamos projetos integrais ou parciais, seja projetando uma solução do zero ou integrando qualquer tecnologia de embalagem existente numa linha automática, tornando o processo de embalagem o mais eficiente e confiável possível.

Para empresas menores com requisitos de automação de máquinas de embalagem primária mais flexíveis, projetamos e integramos soluções personalizadas. Adaptamos as nossas tecnologias de automação para otimizar o desempenho e a eficiência das linhas de embalagem, tendo em conta os requisitos específicos de cada cliente.

3. Quais soluções de automação são mais procuradas?

Pela minha experiência, vejo que muitas empresas necessitam de sistemas automáticos que facilitem o MANUSEIO e DISTRIBUIÇÃO do produto para as diferentes partes do processo de embalagem. Outros, no entanto, requerem apenas a otimização ou automatização da alimentação do produto para as máquinas de embalagem primária.

Também não devemos esquecer os sistemas de SISTEMAS DE INSPEÇÃO com os quais podemos realizar o controle de qualidade do produto ou embalagem adequada.

Finalmente, muitas outras empresas que possuem máquinas de embalagem exigem uma solução de fim de linha EMBALAGEM SECUNDÁRIA E TERCIÁRIA que frequentemente termina em PALETIZAÇÃO.

Dito isto, e explicando a gama de produtos que oferecemos, a nossa vasta gama de máquinas de embalagem, juntamente com os nossos sistemas totalmente automatizados, permitem-nos oferecer aos clientes tanto máquinas de embalagem primária como soluções integrais adaptadas às suas necessidades.

Seja projetando uma solução do zero ou integrando uma tecnologia específica no processo de embalagem de nossos clientes, trabalhamos para melhorar a eficiência e a confiabilidade dos processos de embalagem.

540fa331-8713-4438-a683-8d90eb326e4c.jpeg

4. Você poderia nos explicar como a ULMA Packaging pode ajudar diferentes empresas a automatizar e otimizar as linhas de embalagem? 

Na divisão de automação da ULMA Packaging, nosso trabalho é avaliar as necessidades específicas de cada cliente e desenvolver soluções personalizadas que otimizem a produtividade e minimizem os tempos de inicialização, ocupando o menor espaço possível na fábrica.

Isto obriga-nos a trabalhar lado a lado com cada cliente, pois cada projeto é diferente e na vontade de obter um bom resultado, requer conceitualização e trabalho conjunto.

5. Que tipo de tecnologias e controles de processo são normalmente usados para garantir altas taxas de produtividade e ótima qualidade de embalagem?

A escolha de tecnologias e métodos de controle de processo dependerá do tipo de embalagem e do processo de fabricação específico. São utilizados, por exemplo;

  • Sistemas de controle automático, como PLC e SCADA para monitorar e regular os diferentes parâmetros do processo.
  • Sistemas de inspeção on-line, como câmeras e sensores de visão artificial, para detectar e corrigir possíveis defeitos e realizar controle de qualidade on-line durante a fabricação de embalagens.
  • Sistemas de rastreabilidade: Código de barras ou etiquetas RFID são usados para rastrear e registrar informações relevantes sobre o processo de fabricação, facilitando o rastreamento e a identificação de problemas.
  • Sistemas de controle de processos (PCS), controle de qualidade e análise de dados.

Na ULMA Packaging utilizamos sistemas de controle de eficiência baseados no indicador OEE para garantir altos índices de produtividade e a melhor qualidade e eficiência nas soluções de embalagem.

Para isso, capturamos os dados de produção da linha em tempo real e disponibilizamos ferramentas de análise desses dados para uma correta tomada de decisão. Além disso, aplicamos rigoroso controle de processo para garantir consistência e confiabilidade em todas as etapas da embalagem.

Além disso, as máquinas da ULMA foram projetadas para se integrarem facilmente aos principais sistemas de planejamento de produção (MES, ERP, SCADA). Essa integração permite o compartilhamento de informações importantes, como gerenciamento de ordens de fabricação, arquivos de parâmetros, alarmes e gerenciamento de eficiência de equipamentos. Sistemas de controle automático, como PLC e SCADA para monitorar e regular os diferentes parâmetros do processo.

6. Quais são os benefícios de trabalhar com um único fornecedor?

Os benefícios de trabalhar com um único fornecedor residem na capacidade de integrar suas próprias máquinas e equipamentos de terceiros em uma linha de embalagem que oferece desempenho e eficiência ideais.

Isto garante um fluxo de trabalho eficiente e uma comunicação fluida entre a empresa cliente e o fornecedor, facilitando a gestão e o desenvolvimento ideal do projeto.

7. Como garantirão o correto start-up e a confiabilidade da linha de embalagem?

Ao contrário de outros fornecedores, testamos as linhas em nossa fábrica antes de enviá-las ao cliente. Esses testes incluem verificações de desempenho, controle de qualidade e simulações de cenários reais de produção. Desta forma, reduzimos a curva de posta em marcha e garantimos que a linha está pronta para operar de forma otimizada desde o primeiro dia.

8. Poderia citar alguns exemplos de projetos personalizados que foram realizados no passado? Como adaptar o design às necessidades específicas de cada cliente?

Como referi anteriormente e porque cada setor tem características próprias, a nossa abordagem assenta em projetos personalizados. Graças à experiência adquirida ao longo dos anos, conhecemos a fundo os processos de embalagem e possuímos uma vasta experiência em tecnologias de automação, o que nos permite conceber máquinas e soluções personalizadas que maximizam a eficiência e se ajustam às necessidades particulares.

Existem vários projetos que me vêm à cabeça mas deixo-vos aqui alguns exemplos onde poderão ver algumas soluções e aplicações específicas em que temos vindo trabalhando ao longo dos anos - link