ULMA incorpora em suas máquinas BETTER-SEAL ™, um sistema inovador que melhora a selagem de soluções monomateriais

26/03/2021
BETTER-SEAL ™ é a resposta inovadora da ULMA às dificuldades geradas pelo uso de filmes monomateriais em embalagens para facilitar sua reciclagem

Cada vez mais empresas estão optando por soluções monomateriais para a embalagem de seus produtos e, portanto, optando por uma solução que facilite a reciclagem de suas embalagens e melhore a qualidade futura dos materiais reciclados. É por isso que a ULMA deu mais um passo em sua estratégia de inovação com o desenvolvimento do BETTER-SEAL ™, um sistema que melhora a calibração e precisão da temperatura das máquinas de embalagem durante o processo de selagem. Com esta tecnologia, a ULMA responde a um dos desafios mais importantes no campo do ecodesign e sustentabilidade e resolve os problemas que afetam a maquinabilidade de filmes monomateriais, como o mono-PP ou os laminados mono-PE, cuja faixa de temperatura de trabalho é menor que a de materiais convencionais.

bettersea_sello.png

Graças ao desenvolvimento do BETTER-SEALTM, ULMA dá um passo em sua estratégia de inovação e no seu compromisso com o meio ambiente e continua a colaborar para encontrar soluções sustentáveis para embalagens com materiais plásticos que aproximem a Europa do objetivo de ter uma economia circular em 2050.

O que são as embalagens monomateriais e quais são suas principais vantagens?

Os fabricantes e a indústria alimentícia utilizam há anos embalagens flexíveis compostas por várias camadas de polímeros ou mesmo folhas de alumínio que funcionavam como barreira protetora contra os elementos e garantiam as melhores condições de conservação. Aos poucos, estão sendo substituídos por soluções monomateriais que evitam ter que separar os materiais para posterior reciclagem. São embalagens compostas por 90% ou até 95% de um único material que, sendo mais fáceis de reciclar, respeitam mais o meio ambiente e favorecem a transição para uma economia circular.

betterseal_concept.png

Os avanços tecnológicos têm permitido o desenvolvimento de soluções monomateriais para materiais plásticos confeccionados com um único polímero, como o laminado de monopolietileno (mono-PE), uma espécie de filme barreira flexível, reciclável e resistente à temperatura que, além de garantir as funções da preservação que a embalagem deve atender, reúne todas as vantagens desses novos materiais: flexibilidade física, versatilidade do ponto de vista do design, múltiplas aplicações e alto desempenho como protetor de produtos alimentícios. As tarefas de selagem, no entanto, são mais difíceis de realizar com materiais como o laminado de monopolietileno, que possuem faixas de temperatura de selagem mais estreitas, problema resolvido pela ULMA com sua última inovação.

BETTER-SEAL™, a solução da ULMA

Graças ao seu compromisso constante com a inovação, ULMA conseguiu resolver este problema com o sistema BETTER-SEALTM, uma nova tecnologia que garante estabilidade e precisão nas temperaturas dos elementos de selagem das máquinas, e que abre a possibilidade de trabalhar perfeitamente com esses novos materiais em soluções de embalagens sustentáveis e recicláveis.

Desenvolvimentos tecnológicos como o BETTER-SEALTM são o resultado dos esforços de inovação do projeto #ULMAweCare e reforçam o compromisso da ULMA com a inovação juntamente com o nosso compromisso de minimizar o impacto das embalagens de plástico no meio ambiente. Graças ao nosso compromisso com a inovação tecnológica desenvolvida no projeto #ULMAweCare, conseguimos soluções de embalagens mais recicláveis ou compostáveis para nossos clientes e desenvolvemos máquinas de embalagem mais inovadoras, capazes de trabalhar com materiais cada vez mais sustentáveis.

Na Alemanha, a rede varejista Feneberg Lebensmittel GmbH conseguiu economizar até 70% de plástico ao trocar de embalagens convencionais em bandejas ou termoformados por embalagens Flow-Pack com um filme monomaterial, um filme transparente e totalmente reciclável que começou a utilizar em seus produtos à base de carne fresca, que pretende implementar no resto da sua produção de carnes e com os quais obteve o prêmio na categoria sustentabilidade do German Packaging Awards 2020.

Mais informações sobre o caso Feneberg