Materiais alternativos

Materiais alternativos

Papel, filmes monomaterial ou compostáveis.

A mudança de paradigma e a transição para um modelo de Economia Circular estão levando ao surgimento no setor de Embalagem de uma nova gama de materiais alternativos aos tradicionais.

Novos materiais alternativos que permitem a adoção de soluções baseadas nos princípios do eco-design e sustentabilidade, estão alinhados a uma estratégia de Economia Circular que facilita a reciclagem das embalagens no final do seu ciclo de vida.

Uma abordagem promissora é o desenvolvimento de embalagens a partir de materiais para os quais já existem circuitos de reciclagem estabelecidos: é o caso das embalagens de fibra de papel, que uma vez utilizadas podem ser descartadas no circuito de reciclagem de papel existente. Nestas embalagens, os materiais plásticos são substituídos (total ou parcialmente) por materiais à base de fibra de papel.

LeafSkinTM
A solução de embalagem LeafSkinTM é uma solução de embalagem à vácuo em skin, que além de substituir o plástico estrutural da embalagem por uma estrutura de fibra de papel, está projetada para separar a parte plástica da embalagem de papel facilitando assim a reciclagem deste último.

2077_1.jpg



LeafMapTM
A solução de embalagem LeafMapTM é uma solução de embalagem MAP, que substitui o plástico estrutural da embalagem por uma estrutura de fibra de papel, e é projetada para separar a parte plástica da embalagem do papel, facilitando assim a reciclagem deste último.

2079_1.jpg



Embalagens termoseladas com bandejas de cartão
Essas embalagens utilizam bandejas 100% de papelão, de forma que permitem que a tampa plástica da embalagem seja separada da base de papelão, facilitando assim a reciclagem de cada um dos materiais separadamente.

2101_1.jpg



Embalagens Flow-Pack com filmes de papel
Nossas embaladoras Flow-Pack podem ser projetadas para trabalhar com filmes de papel. As máquinas são preparadas especificamente para evitar marcas, perfurações ou quebra do filme de papel durante o processo de embalagem.

  • Embalagem para barrinha snack em uma embalagem de papel reciclável. O resíduo da embalagem é reciclável no circuito convencional de reciclagem de papel.



 



  • Solução de embalagem para biscoitos que oferece uma redução drástica no material de embalagem usado e substitui os filmes plásticos usuais por materiais 100% recicláveis em embalagens primárias e secundárias. A embalagem secundária é composta por duas etiquetas adesivas (superior e inferior) que agrupam o conjunto de embalagens primárias. A etiqueta adesiva é feita de papel com o mesmo material da embalagem primária (outros materiais também são possíveis) e, portanto, os resíduos gerados são recicláveis juntos.



2102_1.jpg
 



Dispositivos médicos
O filme de papel também é usado em aplicações de dispositivos médicos. O papel grau médico utilizado permite a esterilização do produto após o processo de embalagem.

 



Pizza
Embalagem para pizza realizado com filme papel manteiga 100% livre de plástico.

2089_1.jpg
 



Outra abordagem para potencializar a circularidade dos resíduos de embalagens plásticas é a utilização de embalagens feitas com um Polímero de um único tipo: é o que no jargão denomina-se MONOMATERIAIS.

Essas embalagens permitem, após serem depositados em uma lixeira, sua separação nos sistemas de triagem de resíduos para posterior reciclagem mecânica. Atualmente, já existem circuitos de reciclagem em alguns países que permitem a reciclagem de PP (polipropileno), PE (polietileno) e PET (tereftalato de polietileno).

Em qualquer caso, é necessário ter em conta a funcionalidade das embalagens e naquelas embalagens destinadas à conservação de alimentos é necessário garantir que a embalagem possua as propriedades de barreira adequadas que permitam garantir a vida comercial do produto.

Carne moída sem bandeja em MAP com filme barreira baseado em PP
Embalagem higiênica, segura e de mínimo impacto ambiental para carne moída.



Embalagem de produtos hortifruti com filme BOPP
Embalagem reciclável, simples e rápida.
Embalagens termoseladas em bandejas de PET
Embalagem protetora com excelente apresentação.
1915_1.jpg


Embalagem vertical de quarta gama em BOPP
Embalagem reciclável com excelente conservação.
2083_1.jpg
 


Embalagem a vácuo com filme termoformado baseado em PE
Embalagem reciclável com máxima conservação do produto.
Embalagem termoselado em MAP com bandeja e filme de PP
Excelente apresentação e conservação do produto.


Uma alternativa atualmente disponível no mercado são as embalagens feitas de “biopolímeros”. O termo abrange dois grandes grupos de materiais:

  • • Por outro lado, os materiais fabricados a partir de polímeros obtidos total ou parcialmente de fontes renováveis, como BioPET, BioPE ...
  • • O outro grupo corresponde a materiais BIODEGRADÁVEIS e / ou COMPOSTÁVEIS fabricados a partir de polímeros obtidos de fontes renováveis como PLA, PHA, celofane, ... que podem ser adequados para compostagem industrial ou doméstica.

Embalagem flow pack com filme compostável
Embalagem simples e rápida, realizada a partir de filmes compostáveis.
2105_1.jpg
Embalagens termoseladas com materiais compostáveis (PLA)
Embalagem protetora com excelente apresentação com materiais 100% compostáveis
2106_1.jpg


Open button

Contate-nos

Eu li e concordo com a política de privacidade